Sacramentos

Matrimônio

Os sacramentos são sinais da ação de Deus em nossa vida. Fazem-nos participar de forma misteriosa na comunhão de amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ao celebrarmos os sacramentos, estamos ligados também a uma comunidade de fé: a Igreja. Portanto, celebrar os sacramentos é experimentar a plenitude da graça de Deus que se manifesta nas realidades humanas.

 

O Matrimônio é sacramento no qual se celebra o amor entre homem e mulher e a constituição de uma nova família. Realiza-se mediante o compromisso assumido entre homem e mulher, diante de Deus e da Igreja, com a presença de testemunhas. Para que seja celebrado dignamente, é fundamental que o consentimento seja livre, que haja compromisso mútuo com a fidelidade e abertura à presença de filhos.

 

A celebração do Matrimônio deve, em regra, acontecer publicamente. Os noivos são interrogados sobre sua disposição em relação ao casamento, isto é, se estão decididos a amar-se e respeitar-se ao longo de sua vida e se prometem fidelidade “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”. O sacerdote ou o diácono confirma o enlace e abençoa as alianças, que serão trocadas entre os esposos. Finalmente, é-lhes concedida a bênção nupcial.

 

Para a Igreja Católica, o amor dos esposos recorda o amor de Cristo pela Igreja. Dessa compreensão de fé, estabelecem-se os critérios para a vivência do Matrimônio Cristão, fundamentados no amor que supera o egoísmo e está sempre aberto ao outro.