17/12/2020

Santo André Corsini

A família carmelita tem a alegria de celebrar no dia 9 de janeiro a Memória Litúrgica de Santo André Corsini, verdadeiro exemplo para bispos e superiores.

 

André nasceu no século XIX, dentro da família Corsini, muito conhecida em Florença. Apesar do empenho de seus pais em lhe oferecerem educação de qualidade, o filho perdeu sua juventude com caminhos contrários aos do Senhor.

 

Quando André tinha apenas 15 anos, sua mãe chegou até a desabafar:  “Filho, você é, de fato, aquele lobo que eu sonhava”, mas, ela completou dizendo: “Este lobo entrava numa igreja e se transformava em cordeiro”.

 

Como em uma profecia, o sonho da mãe de André realmente se cumpriu. Aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, ele recebeu a graça da conversão e logo se direcionou ao provincial carmelita em busca de iniciar a vida religiosa. Assim, um menino que antes trazia tristeza para os seus pais, passou a buscar com ardor o caminho do Senhor.

 

Obediente à regra, em vida de oração e intensa penitência, Santo André Corsini também se colocou a serviço dos doentes, dos pobres passando por diversas humilhações, mas crescendo em santidade.

 

Santo André foi então ordenado Padre, e mais tarde, recebeu a graça de ser ordenado Bispo de Fiesoli. De início, ele não aceitou, mas através dos diversos sinais de Deus, e de um anjo que lhe apareceu sobre forma de criança, André não teve como escapar. A partir de então, ele desempenhou bem a sua missão episcopal e foi um santo bispo!

 

No dia da epifania do Senhor, em 1374, Santo André alcançou em fim o Céu e a eternidade junto de Deus!

 

“Posto que sou todo teu, ó Virgem, te servirei fielmente dia e noite. Mas tu roga a teu piedosíssimo Filho a fim de que se digne a perdoar os pecados de minha juventude e adolescência, em troca, eu me esforçarei em agradar a ti e a teu Filho, tanto mais, quanto os tiver ofendido no passado”.

 

Que a exemplo desse grande santo e por sua intercessão, possamos recorrer a intercessão de Nossa Senhora em nossa jornada rumo ao Céu!

 

Santo André Corsini, rogai por nós!