17/12/2020

Por que Jesus quis ser batizado?

No dia 10 de dezembro de 2020, nós comemoramos a Festa do Batismo do Senhor. Tradicionalmente comemorada pela Igreja, relembramos nesse dia o batismo de Jesus no Rio Jordão através de São João Batista.

 

Mas, você já se perguntou: por que Jesus quis ser batizado?

 

O batismo de João Batista, não é o batismo como hoje conhecemos. Ou seja, não se tratava do Sacramento do Batismo, ele era apenas um sinal exterior de quem se reconhecia pecador e queria preparar-se para receber o Messias anunciado pelos profetas. Mas, Jesus é o Messias esperado, Ele é todo santo e puro, portanto, não conseguimos encontrar um sentido claro nessa busca do batismo de conversão e arrependimento.

 

Santo Tomás de Aquino, nos aponta, então, algumas razões para provar os motivos da ação de Jesus em sua Suma Teológica:

  1. Jesus não foi batizado para se purificar, mas para nos purificar! Ao ser batizado, Jesus purificou a água e lhe conferiu a virtude de santificar os que depois dele viriam ser batizados.
  2. Jesus assumiu a nossa condição, sendo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado. Dessa forma, com o seu batismo o Senhor declarou a morte do velho Adão, e a regeneração do novo homem.
  3. Por sua grande humildade, o Senhor quis fazer, sem ser obrigado, o que nós estamos obrigados a fazer. Mesmo sem precisar de purificação, Ele nos quis dar o exemplo.

Dessa forma, com o seu batismo, o Senhor deixou preparado o Batismo Cristão que Ele mesmo institui mais tarde e como hoje o conhecemos: “Todo poder me foi dado no céu e na terra, dirá o Senhor; ide, pois, ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (Mt 28, 18-19).

 

Por fim, que aproveitando o dia de hoje, possamos meditar sobre o nosso próprio batismo, pois é através dele que recebemos a fé e a graça e somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus. Que a graça do nosso batismo, nos impulsione em nossa caminhada rumo à vida eterna!