03/06/2022

Coração de Jesus

Santa Teresinha tinha uma devoção toda especial ao Sagrado Coração de Jesus e não era para menos, porque toda sua doutrina e toda sua vida espiritual são montadas na força e na base do amor e o Coração de Jesus é o símbolo de todo o amor de Deus, razão e vida de tudo. 

 

Para Santa Teresinha, como aliás para a Igreja, o coração de Jesus representa toda a pessoa de Jesus. Nessa devoção honra-se e adora-se a pessoa do Verbo encarnado (PN.15). Teresa de Lisieux, então, ao descobrir o valor e o significado do Coração de Jesus, não teme dizer que o Coração de Jesus é seu tesouro de ternura durante toda sua vida (PN.23,6); que quer se perder na bondade do Coração de Jesus (PN.23,6); que no céu ficará dentro do Coração de Jesus (PN.23.8; OR.7). 

 

Entusiasmada com o sentido do Coração de Jesus, ela de tal modo se apega a ele, que afirma que esse Divino Coração lhe pertence (PN.24.20); e sustenta que quer trabalhar para consolá-lo (OR.6); que quer estar disposta a esquecer de si mesma somente para encantá-lo (PN.31,4); que aceita o exílio para atraí-lo (PN.41,1). Repousar no Coração de Jesus eis aí uma ideia dominante em Santa Teresinha. (Fonte Dicionário de Santa Teresinha)