Espiritualidade

Santa Teresinha

Santa Teresinha do Menino Jesus, nossa padroeira 

Santa Teresinha (1873-1897) nasceu na França e, aos 15 anos, tornou-se monja. Ela viveu em um mosteiro católico da Ordem do Carmelo Descalço e morreu muito jovem. Durante os anos de sua vida no mosteiro, esforçou-se em ser uma religiosa sincera e caridosa. Escreveu poesias, peças teatrais e diversas cartas. Sua autobiografia - manuscritos preciosos, que receberam o nome de História de uma alma - foi publicada postumamente e é um dos grandes clássicos da literatura espiritual de todos os tempos, além de ser um dos livros mais lidos em todo o mundo.

Ela ensina um caminho de simplicidade, com amor e atenção às pequenas coisas do cotidiano. Ela é amada por pessoas de diferentes culturas, de diferentes religiões. Os católicos celebram missas e festejam seu dia em 1º de outubro. Antes de morrer, ela prometeu: “Vou fazer cair sobre o mundo uma chuva de rosas”, significando que mandaria do céu muitas graças sobre todos os povos. Por isso, os devotos de Santa Teresinha, quando rezam pedindo milagres ou graças, esperam receber uma rosa como sinal de que serão atendidos.

Ela é muito querida em todo o Brasil. Em São Paulo, os Frades Carmelitas da Igreja Santa Teresinha de Higienópolis celebram missas especiais, com uma chuva de pétalas de rosas, que cai do alto do templo sobre os devotos, na hora da bênção. No dia 1º de cada mês muitas pessoas vêm a nossa Igreja para rezar, fazer pedidos e agradecer os milagres recebidos.

 

Oração à Santa Teresinha

Ó Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, que alegrais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso sorriso terno e bondoso, ajudai-nos a seguir nosso dileto mestre Jesus no caminho da renúncia, do amor e do abandono. Ó Santa Teresinha, fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes. Não permitais que ofendamos o Bom Deus pelo pecado e O contristemos pela desconfiança! Assisti-nos em todos os perigos e necessidades. Socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente (reze em silêncio, apresentando seu pedido). Valei-nos na vida e na morte. Ó Santa Teresinha, lembrai-vos que prometestes passar o vosso céu fazendo o bem sobre a terra até ver completo o número dos eleitos. Cumpri em nós vossa promessa. Sede nosso Anjo protetor na travessia desta vida, para que possamos cantar junto de vós o Amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém.