"Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos homens por ele amados!” (Lc 2,14)
MOVIMENTO DA MÃE PEREGRINA

Coordenadoras
Aurita Maia Patti

Contato
Sites: www.maeperegrina.org.br
Secretaria Paroquial - Tel.: 11 3660 1220


Histórico

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt tem sua origem remota na fundação da obra de Schoenstatt, pelo Pe. José Kentenich, no dia 18 de outubro de 1914. Por dez vezes, ele visitou a América Latina, erigindo santuários filiais em diversos lugares.

Em 11 de abril de 1948, esteve na bênção do Santuário Tabor, em Santa Maria – RS. Alguns dias depois, em uma carta que ali escreveu, incentivou a levar a imagem de Maria aos lares, para que Nossa Senhora manifestasse toda a sua força educativa e santificadora.

Nesse tempo, João Luiz Pozzobon, pequeno comerciante radicado em Santa Maria, pai de sete filhos, entrou em contato com o Santuário e o Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ele se considerou um “pequeno aluno” do Pe. Kentenick.

Em 10 de setembro de 1950, Irmã Maria Terezinha Gobbo entregou-lhe uma imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Com essa imagem, João Pozzobon peregrinou ao longo de 35 anos, visitando famílias, escolas, hospitais, prisões e paróquias, percorrendo mais de 140.000 km. A partir de 1959, a presença de Maria multiplicou-se por meio de pequenas imagens peregrinas, na forma atual, que visitam mensalmente as famílias.

Em 1979, João Pozzobon, com a imagem peregrina, visitou o lugar da Fundação de Schoenstatt e Roma e, a partir deste momento, a Campanha foi tomando dimensão mundial. Desta forma, estão se realizando as palavras do fundador, pronunciadas no Santuário de Santa Maria: “Ela (a Mãe de Deus) deve iniciar um grande e original movimento de renovação e usar-nos como instrumentos; mas, além disso, convocar muitos homens para serem seus instrumentos”.

Hoje, a Campanha encontra-se nos cinco continentes e em todos os países da América Latina. Todos os santuários são exatamente iguais ao original.

Objetivos

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é parte integrante da Obra Internacional de Schoenstatt, cujo centro e força propulsora é o Santuário, e tem como objetivo “Evangelizar com Maria”. Consiste em levar a imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt às famílias e demais instituições, para que Ela atue como Mãe, Educadora e Evangelizadora, transformando seus membros em autênticos cristãos. Embora similar a tantos outros, este Apostolado possui força de irradiação e de penetração extraordinária, porque responde à sede de Deus e à necessidade de expressar gestos concretos à sua fé. Dispõe, como suporte, de um acompanhamento regular, o que oferece condições para uma verdadeira evangelização.

Atividades

• Aliança de Amor, realizada em nossa paróquia, em 2007, Constituída de quatro encontros • Curso especial sobre Maria: “Seguindo os passos de Maria”, em quatro encontros ministrados pelo padre Schoenstattiano Matheus Bernardes, nos meses de abril, junho, agosto e outubro do corrente ano • Missas mensais, nos dias 18, às 09h, na Igreja Santa Teresinha • Rosários mensais, nas últimas sextas-feiras do mês, às 16h, na Capela da Igreja • Peregrinações: ao Santuário de Vila Mariana, a pé, duas vezes ao ano ao Santuário de Atibaia, sempre em maio ao Santuário do Jaraguá, uma vez ao ano • Via Sacra, na Quaresma • Novena de Natal • Adoração ao Santíssimo duas vezes ao ano

HORÁRIOS DE MISSAS
Segunda-feira: 7h, 8h e 19h
De terça à sexta: 7h, 8h, 9h e 19h
Sábado: 7h, 8h, 9h e 15h30
Domingo: 7h30, 9h, 10h30, 12h, 18h e 19h30


TODO DIA 1º DE CADA MÊS:
MISSA EM HONRA A SANTA TERESINHA ÀS 15H30 (EXCETO AOS DOMINGOS).
HORÁRIOS DE CASAMENTO
6ª feiras – 20h e 21h
Sábados – 17h, 18h, 19h, 20h e 21h
Dias de semana – sob consulta

ATIVIDADES PERMANENTES CONSULTE OS HORÁRIOS
INFORMATIVO